• Da Redação.

// Sistema Estadual de Bibliotecas celebra o Dia do Bibliotecário com palestra virtual


O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG) vai comemorar o Dia do Bibliotecário, lembrado em 12 de março, com uma ação especial do projeto Diálogos com o SEBPMG. Na quarta-feira (10/3), a partir das 9h, será realizada a palestra “Profissional bibliotecário: perspectivas legal e ética”, ministrada por Marília Paiva, bibliotecária e professora da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de preenchimento de formulário on-line, disponível neste link. O convite será enviado até as 12h de terça-feira (9/3), dia anterior à realização da atividade. Caso o participante não receba a confirmação, é necessário entrar em contato pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br. As vagas são limitadas.


Durante o encontro, Marília Paiva, que leciona disciplinas para os cursos de graduação de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia na ECI, vai conversar com os participantes sobre os desafios da carreira, além de abordar a formação do profissional bibliotecário e sua atuação, com destaque para questões que envolvem a ética e os aspectos legais da profissão.


O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março. A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631/1980 com efeitos em todo o território nacional. A data é uma homenagem ao nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 - 1957), considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.


// Sobre a palestrante

Marília Paiva é doutora e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação (ECI), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde cursou a graduação em Biblioteconomia.


Atualmente é professora adjunta da ECI, atuando no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, ministrando disciplinas para os cursos de graduação de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia.


Suas áreas de interesse são: políticas públicas de informação para bibliotecas; bibliotecas públicas e escolares. Marília Paiva também foi presidenta do Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região, entre os anos de 2018 e 2020.


Fonte e Imagem: Secult.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES

//PausaCultural

Espaço totalmente direcionado para a troca de ideias, conteúdos e informações relacionadas a integração cultural, valorizando sempre a troca de experiências e a liberdade criatividade.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ARQUIVO

INSCREVA-SE

 Deixe o seu Email abaixo para ser avisado sobre as novidades do //PausaCultural. 

© 2016: Todos  os direitos reservados para //PausaCultural.                   

Desenvolvimento e Criação: Sete Comunicação e Negócios.