• Da Redação.

// Lagoa do Boa Vista recebe Lab Truck do SENAI de 10 a 12 de setembro



O Lab Truck Tour, que vem rodando por Minas Gerais desde agosto divulgando a cultura maker e incentivando a criação de soluções em eficiência energética, estará em Sete Lagoas dias 10, 11 e 12 de setembro, na área de eventos da orla da Lagoa do Boa Vista (Av. Prof. Maurílio de Jesus Peixoto, 1.175). O projeto da Fiemg e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) oferece oficinas makers e de arduíno (plataforma de prototipagem eletrônica) para explorar projetos de eficiência energética, sensibilizando para a necessidade da inovação e do empreendedorismo tecnológico.


A turnê tecnológica do caminhão do Senai passará por oito regiões mineiras, com 56 oficinas e ação direta em 14 municípios até dezembro. Segundo a gerente de Empreendedorismo tecnológico da FIEMG, Mariana Yazbeck, a ideia é levar a cultura maker e as infinitas possibilidade da prototipagem digital para todo o Estado. “A Lab Truck Tour é uma ação de democratização da tecnologia e de suas possibilidades. O público poderá conhecer e experimentar equipamentos e componentes de um espaço maker, como impressora 3D, prototipadora de circuito e arduinos”, diz.


Projeto da FIEMG e da Cemig leva cultura maker para o interior do estado e incentiva a criação de soluções em eficiência energética. | Foto: Divulgação.


O objetivo é colaborar para a geração de um ecossistema inovador e criativo a partir das tecnologias de fabricação digital no Estado. A população, especialmente os jovens, terá acesso a conhecimentos relacionados à cultura maker e ao empoderamento para construção de soluções em eficiência energética por meio da prototipagem digital.


As oficinas de sensibilização maker, com carga horária entre uma e três horas, terão 15 vagas cada e as oficinas tecnológicas com temática em eficiência energética, por meio da técnica de arduino, comum ao universo da programação maker, duram cerca de 4 horas e terão 10 vagas cada. A pré-inscrição gratuita para as oficinas deve ser feita pelo link bit.ly/LABTRUCK7L. Já a inscrição deve ser feita presencialmente 20 minutos antes do horário junto com a equipe que estará no Lab Truck. As vagas são limitadas e serão preenchidas conforme ordem de chegada. Além das oficinas, o Lab Truck estará aberto para visitação do público em geral para difusão e conhecimento de um espaço Maker e o mundo da prototipagem digital. Em Sete Lagoas, a iniciativa conta com os apoios da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e do Santa Helena Valley (SHV) - ecossistema local de inovação e startups.


// Programação das oficinas em Sete Lagoas:


10/09 (segunda-feira)


Visitação livre: de 12h às 13h45

Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h às 18h

Visitação livre: de 18h às 19h


11/09 (terça-feira)


Oficina Maker e Visitação livre: 9h às 12h30

Oficina de Arduino para Eficiência Energética: 14h às 18h

Visitação livre: de 18h às 19h


12/09 (quarta-feira)


Oficina Maker e visitação livre: 9h às 12h30



Oficina Tecnológica em Eficiência Energética


Por meio dos instrumentos de programação inerentes ao uso do arduino, as oficinas buscam capacitar e formar os participantes para a construção de projetos que conectam soluções em eficiência energéticas e em temas relacionados à sustentabilidade. O participante receberá conhecimento introdutório na tecnologia arduino, utilizando linguagem de programação “C”. Espera-se a construção de um protótipo associado ao universo da eficiência energética. Possui nível de complexidade médio.

Faixa Etária: a partir de 16 anos.

Tempo de oficina: 4 horas.


Oficina Maker: Introdução à impressão 3D – protótipo foguete


O participante será introduzido ao conhecimento da impressão 3D e estará apto a entender a tecnologia, sua aplicabilidade e o funcionamento. A oficina é composta por dois momentos: parte teórica e parte prática. Na parte teórica, serão descritos a linha do tempo da impressora 3D, os tipos de máquinas disponíveis no mercado e sua funcionalidade para o mundo atual. Na parte prática, o participante terá a oportunidade de construir um protótipo de um foguete que simula a operação de uma impressão 3D por camada (tecnologia FDM). Além disso, haverá uma impressora 3D no local em funcionamento para demonstração completa do ciclo de operação.

Faixa Etária: a partir de 12 anos.

Tempo de oficina: até 3 horas.



Lembrando que a pré-inscrição deve ser feita pelo link bit.ly/LABTRUCK7L. Já a inscrição para participar das oficinas é gratuita e deve ser feita presencialmente 20 minutos antes do horário junto com a equipe que estará no Lab Truck. As vagas são limitadas e serão preenchidas conforme ordem de chegada.



Por Marcelo Sander.


#eventos #oficinas

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES

//PausaCultural

Espaço totalmente direcionado para a troca de ideias, conteúdos e informações relacionadas a integração cultural, valorizando sempre a troca de experiências e a liberdade criatividade.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ARQUIVO

INSCREVA-SE

 Deixe o seu Email abaixo para ser avisado sobre as novidades do //PausaCultural. 

© 2016: Todos  os direitos reservados para //PausaCultural.                   

Desenvolvimento e Criação: Sete Comunicação e Negócios.