// Baldim inaugura Centro de Apoio ao Turista



Contando com a participação especial da Banda Corporação Musical Santa Cecília, foi inaugurado, na tarde da última sexta-feira, 2, o Centro de Apoio ao Turista (CAT) de Baldim, município a 45 km de Sete Lagoas conhecido como a "Cidade do Doce". Com apoio do Circuito das Grutas, a solenidade de inauguração contou com as presenças do prefeito interino Alex Vander de Souza Martins e da diretora municipal de Turismo, Izabel Cristina Carvalho, entre outras personalidades locais, artesãs e doceiras.


A Presidente do Circuito das Grutas, Adriana Ferreira, falou sobre a importância do turismo para a região, destacando sua relevância para o desenvolvimento sustentável local e colocando a entidade "à disposição para tornar Baldim uma importante referência turística". Já a Diretora Municipal de Turismo, Izabel Cristina Carvalho, anunciou esforços municipais no mesmo sentido. "Temos história, temos cultura, somos a Cidade do Doce e queremos fazer de Baldim rota turística importante, sobretudo para quem segue para a região da Serra do Cipó", disse.



Izabel Cristina Carvalho, Diretora Municipal de Turismo, falou sobre os esforços municipais para o desenvolvimento turístico da região. | Foto: Divulgação.



Corroborando com a diretora, o professor e espeleólogo (pesquisador de cavernas) Luciano Emerich Faria, palestrou sobre a Lapa da Forquilha, uma gruta local mapeada pelo "pai" da espeleologia e paleontologia brasileiras, Peter Lund, no século XVIII, e redescoberta recentemente. "Nessa gruta, ou lapa, Lund encontrou fósseis de animais pré-históricos e hominídeos, além de ferramentas e utensílios. Ela também foi utilizada por anos para exploração de salitre, matéria-prima da pólvora. A Lapa da Forquilha pode se tornar um grande atrativo turístico local e compor o circuito turístico das grutas, juntamente com a Maquiné, Rei do Mato e Lapinha", sugere o professor.


Em parceria com o Circuito das Grutas, o município de Baldim deve realizar a partir de agora os trâmites necessários para transformar a área em região turística para que possa ser explorada de forma sustentável, visando garantir também a melhor conservação do local. Ao final do evento, o prefeito Alex Vander e uma das doceiras mais tradicionais da cidade, a senhora Tereza Menezes, descerraram simbolicamente a fita inaugural do CAT. Como não poderia deixar de ser, os presentes foram agraciados com doces artesanais locais.



Membros do Circuito das Grutas e da Prefeitura Municipal de Baldim na solenidade de inauguração do CAT. | Foto: Divulgação.




Fonte: Circuito das Grutas, por Marcelo Sander.

#evento #informação #turísmo #minas #outrascidades

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES

//PausaCultural

Espaço totalmente direcionado para a troca de ideias, conteúdos e informações relacionadas a integração cultural, valorizando sempre a troca de experiências e a liberdade criatividade.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ARQUIVO

INSCREVA-SE

 Deixe o seu Email abaixo para ser avisado sobre as novidades do //PausaCultural. 

© 2016: Todos  os direitos reservados para //PausaCultural.                   

Desenvolvimento e Criação: Sete Comunicação e Negócios.