• Da Redação.

// Cadastro de violeiros e fazedores de violas em Sete Lagoas


O Casarão de Sete Lagoas, Centro Cultural Nhô Quim Drummond, segue realizando o cadastramento dos violeiros e fazedores de violas na cidade. O objetivo é transferir os dados coletados para o IEPHA/MG - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, no qual tem feito estudos para reconhecer a arte de fazer e tocar viola como Patrimônio Cultural do Estado.


O estudo faz parte do projeto “Violas: O fazer e o tocar em Minas Gerais” que busca identificar onde estão presentes esses tocadores e fabricantes de violas em Minas e, assim, mapear as suas características. A pesquisa pretende também compreender a história e as relações sociais do instrumento com as suas comunidades, já que a viola é considerada um dos elementos mais tradicionais da identidade mineira.


Esse costume de fazer como de tocar a viola está presente em diversos contextos culturais e religiosos de boa parte de Minas Gerais e dialoga com muitas outras práticas tradicionais como as folias, os congados e tantos outros festejos populares do estado. Nas comunidades rurais, a música extraída do instrumento assume o papel de elemento mediador das relações sociais e nos festejos religiosos, atua como fio condutor das celebrações.


// Sobre o Cadastramento


Quem toca, ou confecciona, viola pode colaborar com a pesquisa realizando o cadastro espontâneo no Casarão localizado à Praça Tiradentes, 257, no Centro de Sete Lagoas. Quem ainda conhecer músicos, ou fabricantes, de viola pela região também podem colaborar repassando as informações ou direcionando os violeiros ao Centro Cultural. O cadastro é feito no horário das 08 às 17 horas. Informações: (31) 3772-3878.




Por Clayton Marlon.

Fonte: Centro Cultural Nhô Quim Drummond.

Foto: Joaquim Drummond para o Calendário Dedetizar.



#festejos #religiosidade #música #folclore

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES

//PausaCultural

Espaço totalmente direcionado para a troca de ideias, conteúdos e informações relacionadas a integração cultural, valorizando sempre a troca de experiências e a liberdade criatividade.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ARQUIVO

INSCREVA-SE

 Deixe o seu Email abaixo para ser avisado sobre as novidades do //PausaCultural. 

© 2016: Todos  os direitos reservados para //PausaCultural.                   

Desenvolvimento e Criação: Sete Comunicação e Negócios.