// 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Tem início a partir desta sexta-feira (20) um dos mais tradicionais e encantadores eventos culturais do Estado: a 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O festival, que abre o calendário anual do audiovisual brasileiro, acontece entre os próximos dias, de 20 a 28 deste mês, na histórica cidade de Tiradentes.

Tiradentes deve receber um público de mais de 35 mil pessoas.| Foto: Leo Lara.
Com a temática central “Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção“, a tradicional Mostra de Cinema de Tiradentes completa 20 anos neste ano e traz uma vasta programação com a exibição gratuita de mais de 100 filmes das mais diversas manifestações artísticas. A proposta do tema foi desenvolvida pelo curador Cleber Eduardo e pretende debater as reações do cinema a seu espaço e tempo histórico.
“A discussão a se propor é que a reação aos recentes acontecimentos políticos ou sociais, através do cinema, só terá força se o cinema for colocado como carro-chefe, e não como palanque, megafone, hashtag ou militância”, conta o curador.
Além da exibição de longas e curtas em pré-estreia, também está marcado para acontecer a vigésima edição do Seminário do Cinema Brasileiro, que conta com debates, mesas temáticas, diálogos audiovisuais, exposições, oficinas, cortejo da arte e atrações artísticas. Também faz parte da programação as séries Encontro com a Crítica e a Mostrinha de Cinema, voltada para o público infanto-juvenil.


O festival é reconhecido como a maior plataforma de lançamento do cinema brasileiro independente.
| Fotos: Reprodução da Internet.
A expectativa é que a mostra beneficie um público de mais de 35 mil pessoas. “A Mostra de Cinema de Tiradentes celebra seus 20 anos como principal fonte de inovação e projeção do cinema brasileiro no país. No decorrer de sua trajetória, testemunhou o surgimento de uma nova geração de realizadores e favoreceu a visão de conjunto. Permitiu visualizar novos rumos, cresceu e renovou-se”, conta Raquel Hallak, coordenadora.
A mostra vai contar ainda com três espaços de exibição. No Largo das Fôrras, o Cine-Praça tem capacidade para mais de mil espectadores. O Complexo de Tendas sedia a instalação do Cine-Tenda, para 600 lugares. Por fim, o Cine-Teatro tem plateia com 120 lugares e funciona no Sesi Tiradentes.
Como de praxe, alguns nomes do cinema nacional serão homenageados. Neste ano, as escolhidas foram Helena Ignez e Leandra Leal. De gerações diferentes, as artistas destacam-se por suas atuações múltiplas, como produtoras, diretoras e, claro, atrizes. O tributo começa no dia 20 e se estende por todo o primeiro fim de semana da mostra, com a entrega do Troféu Barroco e exibição de filmes com a participação das homenageadas.


Helena Ignez e Leandra Leal serão as homenageadas durante o evento. | Foto Reprodução da Internet.
Durante a mostra, serão exibidos diversos curtas pré-selecionados pela organização do evento. Dezenove deles são mineiros, sendo 6 filmes produzidos em Belo Horizonte: “Acaiaca”, “Constelações”, “Estado Itinerante”, “Solon”, “Vem comigo” e “Kappa Crucis”.
Programação completa no site oficial da 20ª Mostra de Tiradentes (acesse aqui).
// Serviço
20ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Data: 20 a 28 de janeiro Local: Tiradentes (a 180 km de BH) Informações: (31) 3282-2366
Imagem de Divulgação.
Fonte: 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes.
#festival #entretenimento #diversão #cinema #minas #outrascidades