• Da Redação.

// Atividades no Museu Histórico de Capim Branco


O Museu Histórico de Capim Branco participa pelo terceiro ano consecutivo da Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelos museus brasileiros em parceria com o Ibram, Instituto Brasileiro de Museus. O programa, determinado pelo Ibram, tem como objetivo fomentar os museus de todo Brasil a desenvolverem atividades para internalizar a cultura e trazer a comunidade local para os museus das suas cidades.



O Museu Histórico de Capim Branco participa da Primavera dos Museus. | Foto: Divulgação.



O tema proposto para essa edição é “Museus, memórias e economia da cultura”. Os museus são instituições ativas na circulação de riquezas, sejam elas saberes, bens ou serviços. Suas relações econômicas não existem isoladamente, mas coexistem com outras formas de trocas, uma vez que faz parte da condição humana interagir e compartilhar com o outro. Assim, o tema da 10ª edição da Primavera dos Museus faz um convite à reflexão do papel dos museus nessa perspectiva, ou seja, como agentes fundamentais da economia da cultura.


O Museu Histórico de Capim Branco desenvolveu várias ações, dentre elas, exposições, visitas guiadas, palestras e oficinas. Adenilson de Freitas, Mestre em Produção Vegetal e Técnico da EMATER de Capim Branco, ministrou uma palestra sobre a principal atividade econômica do município, a produção de orgânicos. Ressaltou sobre a importância de se cultivar o orgânico, seus benefícios para a saúde e sua relevância para a movimentação da economia local. Falou ainda sobre a certificação recebida pelos produtores, além da consciência de sustentabilidade do solo e valorização da cultivo em nossa cidade.



Palestra sobre a produção de orgânicos. | Foto: Arquivo do Museu.



Luciano Evangelista, estudante de Comunicação Social desenvolveu a oficina de “Máscaras”, proporcionando aos alunos o aprendizado da técnica de moldar o rosto com atadura gessada, momento que mesclou arte, disciplina, aprendizagem de modelagem e pintura.



Oficina de Máscaras. | Foto: Arquivo do Museu.

O estudante de Artes Visuais da UFMG, Romano Castro, realizou a oficina de “Encadernação”, uma proposta de aproveitamento dos papéis de descartes para a confecção de blocos de anotações.



Oficina de Encadernação. | Foto: Arquivo do Museu.


Durante todo o mês de outubro continua a apresentação de visitas guiadas no museu, com as exposições de artes plásticas “Entulho” do estudante de Artes Visuais da UFMG, Josimar Fortunato, a exposição “Portfólio” do artista Romano Castro e a primeira exposição externa “Catas vento, sol e chuva” desenvolvida pelo artista Luciano Evangelista.


Museu continuará aberto à visitações. |Foto: Arquivo do Museu.



As exposições de arte estarão abertas ao público até o dia 31 de outubro. Mais informações e ações podem ser consultadas na página do museu (acesse aqui).




Texto: Museu Histórico de Capim Branco.



#museus #atrações #oficinas #exposição #palestra #arte #artesanato #folclore #outrascidades #minas

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES

//PausaCultural

Espaço totalmente direcionado para a troca de ideias, conteúdos e informações relacionadas a integração cultural, valorizando sempre a troca de experiências e a liberdade criatividade.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ARQUIVO

INSCREVA-SE

 Deixe o seu Email abaixo para ser avisado sobre as novidades do //PausaCultural. 

© 2016: Todos  os direitos reservados para //PausaCultural.                   

Desenvolvimento e Criação: Sete Comunicação e Negócios.