// Jubileu em Matozinhos
Começam nesta quarta-feira (14), em Matozinhos, as comemorações do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, padroeiro da cidade. Promovido todos os anos pela Igreja Católica, o Jubileu é a festa mais tradicional e representativa do município, atraindo muitos turistas e movimentando consideravelmente o comércio local. Para os fieis é um momento de adoração, louvor e de grande celebração.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Matozinhos. | Foto: Hudson Melo.
As festividades ao padroeiro da cidade já ocorrem oficialmente desde 1850, quando o Padre José Soares Diniz assumiu a Paróquia na condição de primeiro vigário. Desde então, o Jubileu do Padroeiro Bom Jesus é comemorado anualmente durante 10 dias de celebrações. O início da festa é marcado, segundo o calendário religioso, com a Exaltação da Santa Cruz no qual se celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.
Em paralelo, acontecem ainda, novenas no Santuário do Senhor Bom Jesus, missas campais e uma procissão motorizada, apresentando cenas bíblicas representadas por pessoas da comunidade em que narram a vida do Cristo desde o nascimento até a sua crucificação. A procissão conta, ainda, com a participação de fanfarras e bandas de música do município e cidades vizinhas.
A festa também é composta tradicionalmente por celebrações sagradas e profanas, e embora estejam aparentemente separadas se entrelaçam no decorrer do evento. As barracas vindas de todo país são montadas no entorno do Santuário e ruas adjacentes para a comercialização de produtos alimentícios e artigos variados como artesanatos, bijuterias, brinquedos, vestuários e outros.
Fonte: Prefeitura Municipal de Matozinhos.
#minas #outrascidades #eventos #entretenimento #religiosidade