• Da Redação.

// Marcas nos atletas olímpicos

Telespectadores que estão acompanhado aos Jogos Olímpicos nos últimos dias podem ter observado que alguns dos atletas têm aparecido com marcas redondas e avermelhadas pelo corpo. Mas afinal, o que são?


Foto de Michael Phelps: Reprodução da Internet.


Ao contrário do que se podem pensar, essas manchas de coloração avermelhada que se vê nos ombros ou nas costas dos atletas olímpicos não são queimaduras ou muito menos “chupões perfeitos”.


Apenas trata-se de hematomas ocasionados por aqueles que recorreram à Ventosaterapia ou cupping therapy, um tratamento antigo que, em maioria, é utilizado com mais frequência no Oriente Médio e nos países asiáticos, especialmente na China.

O tratamento consiste em colocar ventosas de vidro redondas, um objeto semelhante a copos ou taças, nas partes doloridas do corpo, criando através do vácuo parcial uma sucção na pele da região de aplicação. Dessa maneira, acredita-se que os músculos e o fluxo sanguíneo são estimulados, ajudando assim a combater e aliviar as dores ocasionadas pelos intensos treinamentos.


Foto de uma ventosa: Reprodução da Internet.


Segundo especialistas, essa é uma prática preventiva muito utilizada nos esportes e tem como objetivo o de trazer o sangue para a periferia da pele e dos músculos, induzindo a troca gasosa nas células dos tecidos. Assim, libera-se a estagnação e permite um fluxo sanguíneo enérgico, local e sistêmico. Também diminui consideravelmente a concentração de ácido lático após o esforço muscular excessivo e ajuda ainda a nutrir as fibras musculares, o que colabora muito para aumentar o desempenho do atleta.

​​

Foto de Alex Naddour: Reprodução da Internet.


Alguns esportistas famosos já tiveram publicado em suas Redes Sociais imagens de si participando das sessões da terapia. Entre eles Alex Naddour, Pavel Sankovich, Michael Phelps e até mesmo os brasileiros Laurent Couhet, Diego Hypolito e Arthur Nory.


Abaixo é possível assistir a Michael Phelps exibindo trechos da terapia em um comercial para a marca inglesa de cuecas Under Armour.


Vídeo do comercial da Under Armour com Phelps fazendo Ventosaterapia.

#curiosidades #informação #esporte

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES

//PausaCultural

Espaço totalmente direcionado para a troca de ideias, conteúdos e informações relacionadas a integração cultural, valorizando sempre a troca de experiências e a liberdade criatividade.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ARQUIVO

INSCREVA-SE

 Deixe o seu Email abaixo para ser avisado sobre as novidades do //PausaCultural. 

© 2016: Todos  os direitos reservados para //PausaCultural.                   

Desenvolvimento e Criação: Sete Comunicação e Negócios.