// Morre em Belo Horizonte o cantor mineiro Vander Lee

Uma morte inesperada tirou dos palcos na manhã desta sexta-feira (5), em Belo Horizonte, o cantor e compositor mineiro Vander Lee, de 50 anos. Segundo informações da assessoria do artista, ele passou mal na tarde de ontem, quinta-feira (4), enquanto fazia hidroginástica. No entanto, apesar de socorrido e atendido imediatamente, o cantor não resistiu a 12 paradas cardíacas e veio ao óbito no início da manhã de hoje.


Foto: Reprodução Site do Artista.


Vander Lee era um dos principais cantores e compositores mineiros, tinha nove discos gravados, entre estúdio e ao vivo. Foi ainda um importante representante do cenário da música popular brasileira, desde a década de 1990 e além de sólida carreira solo, foi regravado por nomes como Maria Bethânia e Gal Costa. Entre suas composições de sucesso, estão as músicas "Esperando Aviões", "Românticos" e o hit "Eu sou Galo e ela é Cruzeiro", feito em homenagem aos dois clubes mineiros.


A morte precoce do músico mobiliza não só amigos e fãs, mas também ao poder público. Por meio de nota, o prefeito Marcio Lacerda se manifestou sobre a morte. “Belo Horizonte perde um de seus maiores artistas. Em suas canções, Vander Lee transformava aspectos do cotidiano em temas universais, tendo, muitas vezes, a nossa cidade como fonte de inspiração”, disse.


O senador Antonio Anastasia também enviou uma nota de pesar à imprensa após saber do falecimento do músico: "Minas Gerais perdeu hoje uma de suas melhores vozes com a partida prematura de Vander Lee, que deixou a todos muito tristes. Verdadeiras poesias em melodia, suas músicas tocam corações. São essas melodias inesquecíveis que eternizarão o nome desse que fará falta para nossa música e para a cultura mineira. Deixo, pois, a todos os familiares, amigos e fãs meu abraço fraterno".


O governador Fernando Pimentel, por meio de sua assessoria de imprensa, também enviou uma nota lamentando a morte de Lee: "Recebi com muita tristeza o anúncio da morte de Vander Lee, que, com a sua música, a sua poesia, a sua arte, conquistou o reconhecimento de Minas e do Brasil. Perdemos também um cidadão que sonhava permanentemente com uma sociedade mais justa e com uma convivência mais fraterna entre as pessoas. Vander Lee fará muita falta à cultura mineira e brasileira. Estamos todos muito tristes. Aos filhos, familiares e amigos, os meus sinceros sentimentos".


Acompanhado dele, a Secretaria Estadual de Cultura também divulgou uma nota de pesar começando por uma citação do próprio cantor: "Cada dia que passo sem sua presença/ Sou um presidiário cumprindo sentença”. Para o secretário de Estado de Cultura Angelo Oswaldo, a perda é imensurável. “Vander Lee foi um dos maiores artistas do nosso tempo e ocupou um lugar muito especial na música e poesia, alcançando reconhecimento amplo no país. Expresso a nossa homenagem e nosso profundo reconhecimento”.


Pelo Twitter, o Padre Fábio de Melo e o também músico e vocalista do Jota Quest, Rogério Flausino, lamentam o falecimento do artista. "Que tristeza, minha gente! O Brasil perdeu um grande artista. Eu perdi um amigo especial", escreveu o religioso. Vander Lee era divorciado e deixa três filhos.


Videoclipe da música Tu do álbum Loa, um dos últimos trabalho do artista.

#minas #outrascidades #música

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES

//PausaCultural

Espaço totalmente direcionado para a troca de ideias, conteúdos e informações relacionadas a integração cultural, valorizando sempre a troca de experiências e a liberdade criatividade.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ARQUIVO

INSCREVA-SE

 Deixe o seu Email abaixo para ser avisado sobre as novidades do //PausaCultural. 

© 2016: Todos  os direitos reservados para //PausaCultural.                   

Desenvolvimento e Criação: Sete Comunicação e Negócios.