• Da Redação.

// 1º Festival Trem Bão de Minas, da IGR Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, está com inscrições


A primeira edição do “Festival Trem Bão de Minas: Circuito Regional de Gastronomia e Cultura”, promovido pela Instância de Governança Regional (IGR) Circuito Turístico Serras e Cachoeiras, está prevista para acontecer entre os dias 5 e 25 de abril de 2021 e as inscrições para os interessados em participar são gratuitas e estão abertas.


O evento será virtual e tem o objetivo de apoiar a preservação, conservação, promoção e difusão da culinária mineira que tem como base a simplicidade da cozinha de origem das cidades mineiras, seus quintais e roças. A ideia do festival é contribuir para a continuidade da tradição da cozinha local, com a participação de cozinheiras e cozinheiros da região que trabalhem com a reinterpretação da culinária tradicional utilizando seus principais ingredientes.


Podem participar do Festival Trem Bão de Minas estabelecimentos comerciais (bares, bistrôs, docerias, padarias, restaurantes e outros), chefs de cozinha, cozinheiros e cozinheiras, profissionais e amadores que comprovem residência ou sede em um ou mais municípios que compõem a IGR Circuito Turístico Serras e Cachoeiras: Além Paraíba, Argirita, Astolfo Dutra, Cataguases, Dona Euzébia, Estrela Dalva, Guidoval, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Maripá de Minas, Miraí, Palma, Piraúba, Recreio, Rodeiro, Santo Antônio do Aventureiro, São Sebastião da Vargem Alegre e Volta Grande.


Os interessados em participar do processo de seleção deverão fazer inscrição prévia gratuita até o dia 31 de março de 2021 pelo e-mail serrasecachoeirastur@hotmail.com. A ficha de cadastro está disponível no site da IGR e deverá ser preenchida e enviada com todas as informações solicitadas: dados do participante, com nome completo, CPF ou CNPJ, comprovante de residência ou sede, telefone e e-mail; Dados do prato, com nome, categoria (doce ou salgado), lista com ingredientes, modo de preparo, fotos e vídeo com explicação do diferencial do prato; descritivo do prato, com breve história do titular da receita e explicação sobre a escolha ou criação de receita.


// Avaliação e seleção


A avaliação, tanto para a categoria de pratos doces quanto para de salgados, compreende critérios como mineiridade do prato, apresentação da proposta, envolvimento do autor da receita com o universo da cozinha, capricho com apresentação da receita e singularidade na harmonização dos ingredientes.


A comissão de jurados responsável pela avaliação do festival de receitas será composta por três membros da IGR Circuito Turístico Serras e Cachoeiras e por dois profissionais com atuação reconhecida nas áreas da gastronomia. Serão selecionados 12 finalistas, sendo seis para cada categoria, e a divulgação será feita pelas redes sociais oficiais da IGR a partir de 5 de abril de 2021. Os finalistas irão competir por meio de votação popular no perfil do Instagram @serrasecachoeirastur entre os dias 5 e 25 de abril de 2021, com votos válidos até 12h.


Os três mais votados de cada categoria serão os vencedores, e a premiação será troféu, certificado e quantia em dinheiro: R$ 300 para os primeiros lugares e R$ 100 para os segundos e terceiros lugares.



Fonte: Secult.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES

//PausaCultural

Espaço totalmente direcionado para a troca de ideias, conteúdos e informações relacionadas a integração cultural, valorizando sempre a troca de experiências e a liberdade criatividade.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ARQUIVO

INSCREVA-SE

 Deixe o seu Email abaixo para ser avisado sobre as novidades do //PausaCultural. 

© 2016: Todos  os direitos reservados para //PausaCultural.                   

Desenvolvimento e Criação: Sete Comunicação e Negócios.