• Da Redação.

// Museu Casa Guimarães Rosa celebra seus 47 anos



O Museu Casa Guimarães Rosa completa, no próximo dia 30 de março, seu 47º aniversário de criação. Para celebrar a data, será realizada a segunda edição do “Museu Guimarães Rosa Convida”, programa de lives que traz sempre discussões a respeito da obra e do universo literário de João Guimarães Rosa. Desta vez a convidada de honra será a professora Diomira Maria.


Ronaldo Alves, coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa, irá mediar o bate-papo com a professora Diomira, em que serão discutidos temas relacionados à obra do escritor e às pesquisas da professora. A transmissão ao vivo acontece na terça-feira (30/3), a partir das 20h, no Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa (@museuguimaraesrosa).


Diomira Maria Faria é doutora em economia, professora do curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais e atualmente diretora do Espaço do Conhecimento UFMG, um lugar de divulgação científica e cultural da Universidade. Atua, há quase cinco anos, no projeto de extensão “Cartografia Roseana: Guimarães Rosa sob a perspectiva da preservação, salvaguarda cultural e inclusão produtiva”, em conjunto com os professores Sérgio Faria e Marlette Menezes, cujo objetivo é a construção de uma rota literária interligando Cordisburgo à Chapada Gaúcha.


// Museu Casa Guimarães Rosa

Inaugurado em 30 de março de 1974, o Museu Casa Guimarães Rosa está localizado na cidade de Cordisburgo/ MG, sendo uma instituição dedicada à preservação da memória biográfica e literária de um dos maiores escritores da literatura nacional. Os documentos, fotografias e objetos do acervo do Museu refletem aspectos da vida pessoal de Guimarães Rosa, além de sua atuação profissional como médico, escritor e funcionário do Ministério das Relações Exteriores.


O Museu Casa Guimarães Rosa está instalado na casa onde Guimarães Rosa nasceu e viveu os primeiros anos de sua infância (1908 – 1917). O edifício é composto pela residência onde a família Guimarães Rosa habitava e pela venda mantida pelo pai do escritor, “seu” Florduardo, ou simplesmente “seu Fulô”.


No Museu, o visitante tem a oportunidade de conhecer o universo mágico do sertão mineiro, onde Guimarães Rosa nasceu e se formou. Da infância na “Venda do Seu Fulô”, onde ouvia as histórias fantásticas dos vaqueiros e fregueses de seu pai, à atuação como Cônsul no Rio de Janeiro, Hamburgo, Bogotá e Paris, a vida do escritor está retratada no acervo, nas exposições e nas ações que o Museu desenvolve.


Atualmente, o Museu Casa Guimarães Rosa exibe a exposição de longa duração Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos, que proporciona uma imersão nos espaços residenciais da Família Guimarães Rosa e na literatura de seu membro mais ilustre. O universo rosiano e sertanejo se mesclam oferecendo ao público uma mostra da genialidade de Guimarães Rosa como escritor, médico, cônsul, pai, filho, marido e membro da Academia Brasileira de Letras.


// Serviço

Live “Museu Guimarães Rosa Convida” Diomira Maria Data: 30 de março de 2021 Horário: 20h Local: Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa


Museu Casa Guimarães Rosa Endereço: Rua Padre João, 744 – Cordisburgo/MG. CEP: 35780-000 Contato: (31) 3058-1587| museuguimaraesrosa@secult.mg.gov.br Facebook: https://www.facebook.com/museucasaguimaraesrosa.mg/ Instagram: https://www.instagram.com/museuguimaraesrosa/?hl=pt-br



Fonte: Secult.

Imagem: divulgação.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES

//PausaCultural

Espaço totalmente direcionado para a troca de ideias, conteúdos e informações relacionadas a integração cultural, valorizando sempre a troca de experiências e a liberdade criatividade.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ARQUIVO

INSCREVA-SE

 Deixe o seu Email abaixo para ser avisado sobre as novidades do //PausaCultural. 

© 2016: Todos  os direitos reservados para //PausaCultural.                   

Desenvolvimento e Criação: Sete Comunicação e Negócios.