• Da Redação.

// Centro de Arte Popular realiza live com Nei Xakriabá


A próxima semana é marcada por duas datas bastante emblemáticas dentro do calendário das efemérides nacionais: o Dia do Índio (19) e o dia do “Descobrimento” do Brasil (22). Para celebrar as datas, o Centro de Arte Popular realiza na quinta-feira (22/4), às 17h, a segunda edição do “Centro de Arte Popular Convida”, programa de palestras que traz sempre discussões sobre o universo da cultura e da arte popular, que será transmitido pelo Instagram (@centrodeartepopular).


Na edição do dia 22 de abril, Angelina Gonçalves, coordenadora do Centro de Arte Popular, irá mediar a conversa com Nei Xakriabá. No bate papo, Nei Xakriabá falará sobre o seu papel como educador nas terras indígenas Xakriabá e de sua missão em continuar a tradição da arte em cerâmica em sua comunidade, levando essa produção artística para além dos limites do município onde vive, em São João das Missões/ Minas Gerais.


Vanginei Leite Silva, conhecido como Nei Leite Xakriabá, é professor indígena, possui graduação em Formação Intercultural para Educadores Indígenas, com habilitação em Línguas, Artes e Literaturas na UFMG; é mestrando no Programa de Pós-graduação em Artes na Escola de Belas Artes-UFMG; além de pesquisador e ceramista. É filho da ceramista Dona Dalzira, sua primeira mestra, com quem aprendeu a modelar as primeiras formas em argila. Nei Xakriabá mora na Aldeia Barreiro Preto, Terra Indígena Xakriabá, no município de São João das Missões, MG.


// Centro de Arte Popular

Localizado nas adjacências da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, o Centro de Arte Popular exibe ao público a riqueza da cultura produzida pelos artistas populares de Minas Gerais. A instituição tem por objetivo divulgar a pluralidade e a diversidade cultural mineira, dinamizando a produção, o consumo e a fruição artística, além de atuar como poderoso agente de inclusão social.


Inaugurado em 19 de março de 2012, o CAP integra o Circuito Liberdade e seu acervo é composto por objetos confeccionados em madeira, cerâmica, tecido, fibras naturais, pedras, além de outros suportes e linguagens. A originalidade e a criatividade do artista popular mineiro estão ao alcance dos olhos dos visitantes, assim como o domínio do fazer artístico sobre as matérias-primas proporcionadas pela natureza.


Produzida de forma espontânea, sem determinação direta dos circuitos acadêmicos de transmissão de saberes e geralmente oriunda dos estratos populares da sociedade, a arte popular revela autonomia e capacidade de subversão em relação aos cânones ditados pelo saber erudito, a despeito do constante fluxo e das trocas que permeiam essas instâncias.


A instituição conta com um programa de ação educativa permanente e produz exposições temporárias, oficinas e eventos diversos relacionados às diversas expressões da arte criadas pelo homem ao longo dos tempos no território que corresponde ao Estado de Minas Gerais.


// Serviço

Centro De Arte Popular Convida Nei Xakriabá Tema: A cultura indígena e seu legado Data: 22 de abril de 2021 Horário: 17h Local: Instagram do Centro de Arte Popular - @centrodeartepopular


Centro de Arte Popular Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 - Lourdes - BH/MG Contato: (31) 3058-1587 Facebook: https://www.facebook.com/centrodeartepopular.mg/ Instagram: https://www.instagram.com/centrodeartepopular/



Fonte: Secult.

Imagem: Divulgação.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES

//PausaCultural

Espaço totalmente direcionado para a troca de ideias, conteúdos e informações relacionadas a integração cultural, valorizando sempre a troca de experiências e a liberdade criatividade.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ARQUIVO

INSCREVA-SE

 Deixe o seu Email abaixo para ser avisado sobre as novidades do //PausaCultural. 

© 2016: Todos  os direitos reservados para //PausaCultural.                   

Desenvolvimento e Criação: Sete Comunicação e Negócios.