• Da Redação.

// Ações para a cidade de Guimarães Rosa e da Gruta de Maquiné


O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e integrantes da equipe técnica da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) estiveram no município de Cordisburgo na última sexta-feira (26/2), o com objetivo de discutir ações para explorar as potencialidades do turismo local, com destaque para a cultura de Guimarães Rosa e o turismo de natureza, impulsionado pela Gruta de Maquiné. A Secult mantém o Museu Casa Guimarães Rosa na cidade.


Cordisburgo está inserida no Circuito das Grutas, próximo do Aeroporto Internacional de Confins, e se destaca por contemplar a transversalidade entre cultura e turismo. Ao mesmo tempo em que o visitante pode conhecer a Gruta de Maquiné, destacada mundialmente por sua importância paleontológica, tem a oportunidade de se aprofundar na história de Guimarães Rosa, um dos grandes nomes das artes no Brasil e que tem na mineiridade sua grande inspiração. Mineiridade valorizada em todo o mundo, o que ficou em evidência em recente pesquisa de mercado que colocou Minas Gerais como um dos dez destinos mais acolhedores do planeta. A visita do secretário reafirma as potencialidades da região e demonstra que o turismo será o caminho para a retomada do desenvolvimento socioeconômico local pós-pandemia, contribuindo com a geração de emprega e renda para os mineiros.


O Museu Casa Guimarães Rosa, sob gestão da Secult, abriga um importante acervo do escritor cordisburguense, que ali viveu durante parte da sua infância, contando com documentos, fotografias e muitos objetos que retratam a vida pessoal do artista, além de sua atuação profissional como médico e escritor.


De acordo com o secretário Leônidas Oliveira, Guimarães Rosa tem uma obra atemporal e é um dos maiores nomes do mundo das artes. “Muita emoção conhecer Cordisburgo. Poucas vezes na história gênios como Guimarães Rosa foram capazes de fazer uma síntese tão grandiosa como ele fez de Minas Gerais. As ruas da cidade representam o local em que ele viveu e onde se inspirou para transmitir sua mensagem ao mundo”. O secretário aproveitou para anunciar que, ao lado do Museu Casa Guimarães Rosa, em breve, haverá um novo espaço dedicado ao turismo e à cultura da cidade.


// Rota Lund


Cordisburgo também participa da Rota Lund, que agrega grutas e parques estudados pelo pesquisador Peter Wilhelm Lund (1801-1880) e busca promover o desenvolvimento por meio do turismo nas regiões inseridas no projeto. Além de Cordisburgo, fazem parte Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo e Sete Lagoas. Uma novidade é que o Governo de Minas, por meio da Secult, em parceria com o Ministério do Turismo, viabilizou verba para a sinalização de toda a Rota Lund, que será lançada em breve pelo Governo do Estado.


“É o momento de trabalhar o turismo e a cultura reunidos numa mesma proposta de desenvolvimento, pois o turismo em Minas é em grande parte motivado pela cultura. E em Cordisburgo isso é latente. O museu e a gruta estão inseridos na Rota Lund, que está pronta para atrair visitantes de todo o Brasil e do exterior”, completa o secretário Leônidas Oliveira, que informou também que a Secult vai disponibilizar recursos para impulsionar o turismo e a cultura da região de Cordisburgo em parceria com o Estado.


Segundo o prefeito José Maurício Gomes, a cidade está preparada para trabalhar em conjunto com o Circuito das Grutas e a Secretaria de Turismo e Cultura de Minas Gerais, para desenvolver ainda mais a região. “É um dia muito especial para Cordisburgo receber a visita da equipe da Secult, pois é muito importante trabalhar com o Estado. A cidade está pronta e disposta a efetivar as parcerias necessárias para desenvolver nosso turismo. Acreditamos muito no que está sendo feito pelo Governo de Minas no âmbito da cultura e do turismo e que os resultados para Cordisburgo vão chegar em breve”.


Já a secretária Municipal de Turismo, Ecologia, Meio Ambiente e Agricultura, Rachel Barboza Oliveira, ressaltou a importância dos Circuitos Turísticos para a estruturação e marketing dos destinos. “O sistema de política pública criado pelo Governo de Minas através dos circuitos turísticos é muito efetivo. Cordisburgo está inserida no Circuito das Grutas. Isso enriquece o nosso município quando trabalhado como destino turístico em parceria com o Estado e com outras cidades”. Vale ressaltar que o Circuito das Grutas é uma potência diante dos atrativos presentes nas cidades que o compõem.


Durante a visita à Gruta de Maquiné, a comitiva da Secult contou com a presença do diretor-geral do IEF-MG, Antonio Malard, do supervisor-geral da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade URFBio Centro Norte, Márcio Marques Queiroz, e do gerente do Monumento Natural Peter Lund, Mário Lúcio de Oliveira. A comitiva também participou de um almoço na Fazenda Paulista, onde houve um encontro com representantes da cadeia produtiva. A cozinha mineira local também é muita significativa, um atrativo à parte, pelas suas características genuínas e peculiares presentes nos restaurantes e casas da cidade, com a hospitalidade, tradição e mineiridade presentes em cada refeição.



Fonte e Imagem: Secult.

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DESTAQUES

//PausaCultural

Espaço totalmente direcionado para a troca de ideias, conteúdos e informações relacionadas a integração cultural, valorizando sempre a troca de experiências e a liberdade criatividade.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon

ARQUIVO

INSCREVA-SE

 Deixe o seu Email abaixo para ser avisado sobre as novidades do //PausaCultural. 

© 2016: Todos  os direitos reservados para //PausaCultural.                   

Desenvolvimento e Criação: Sete Comunicação e Negócios.