• Da Redação

Prefeitura realiza 8ª Jornada do Patrimônio e 34ª Semana do Folclore de Sete Lagoas



O evento será transmitido entre os dias 22 e 28 de agosto, pelo canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura e da TV Câmara de Sete Lagoas, com gravações prévias realizadas na Casa da Cultura, respeitando os protocolos de segurança.

A Semana do Folclore de Sete Lagoas completa este ano sua 34ª edição e aborda uma importante e tradicional discussão para a cultura da nossa cidade. Em 2021, a Semana do Folclore será realizada concomitante à 8ª Jornada do Patrimônio Cultural, que é um evento do calendário oficial do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), no formato híbrido com programação on-line e presencial. O evento será transmitido entre os dias 22 e 28 de agosto, pelo canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura e da TV Câmara de Sete Lagoas, com gravações prévias realizadas na Casa da Cultura, respeitando os protocolos de segurança.


A 8ª Jornada do Patrimônio apresenta o tema “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural, aos 50 anos do Iepha-MG e aos 25 anos do ICMS Patrimônio Cultural. “Esta edição propõe ações educativas e de difusão do patrimônio cultural que promovam reflexões sobre a trajetória das políticas públicas do patrimônio cultural, novos patrimônios, novas tecnologias e lugares de memória”, afirma a gerente geral de Cultura, Programas e Projetos da Secretaria Municipal Adjunta de Cultura, Priscila Horta.


Com uma programação diversa, a ação discute os caminhos de preservação do patrimônio, busca interagir com o público infantil e dialogar com educadores. Serão palestras, apresentações, rodas de conversa e muita história pra contar. “Para o sucesso do evento é importante que haja também uma interlocução com os alunos e os professores das escolas municipais, pois é na infância, na juventude e na escola que se aprende a valorizar a própria cultura. Por isso vamos disponibilizar todo o evento no Youtube da Secretaria,” explica a secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Roselene Alves Teixeira.


Missa Conga


No sábado, 28, às 18 horas, será realizada a tradicional Missa Conga, em frente ao Casarão de Sete Lagoas. Esse evento contará com a presença dos folcloristas e é aberto ao público. O uso de máscara é obrigatório e também o distanciamento social para que tudo possa acontecer em segurança. “Nesse momento de retomada dos eventos presenciais, estamos muito satisfeitos em poder realizar a 8ª Jornada do Patrimônio e a 34ª Semana do Folclore dando um passo rumo à normalidade da agenda cultural da cidade. É claro que medidas de prevenção e de segurança ainda são importantes, mas essa realização já nos traz uma esperança”, comenta a secretária adjunta de Cultura, Gislene Inocência. “Gostaria de agradecer publicamente aos parceiros, patrocinadores, e artistas. Sem esse espírito colaborativo, nada disso seria possível”, acrescenta.


A TV Câmara de Sete Lagoas irá veicular o evento em sua programação entre os dias 22 e 28 de agosto. Confira a programação completa. As atividades marcadas com asterisco fazem parte da 8ª Jornada do Patrimônio, aprovada pelo Iepha.





Fonte: Prefeitura Municipal de Sete Lagoas.

Imagem: Divulgação.