• Da Redação

Instituto AbraPalavra comemora 10 anos


Referência nacional e internacional, o instituto prepara uma extensa programação cultural e gratuita para o segundo semestre deste ano.

Há uma década, o Instituto AbraPalavra vem se firmando como uma referência nacional e internacional na arte da palavra. São exatos 10 anos reunindo vozes e registrando, contando e compartilhando histórias a partir da força artística e emancipadora da narração, da cultura e da educação. O instituto, que nasceu em Belo Horizonte e participou de diversos eventos dentro e fora do país, tem muito o que comemorar, pois, mesmo em plena pandemia, se flexibilizou e se adaptou ao novo cenário cultural.

Então, para celebrar essa data emblemática, o AbraPalavra está preparando uma vasta programação online e gratuita. O instituto vai apresentar uma série de lives “AbraPalavra Convida” ao longo do segundo semestre (serão duas lives por mês, em que serão convidados artistas nacionais e internacionais da narração de histórias). Entre tantas ações culturais ao longo do semestre, como cursos, oficinas e lives artísticas, serão realizadas também diversas formações na área de gestão de projetos, narração de histórias e cultura popular (Confira a programação completa do segundo semestre abaixo).


E a programação de aniversário não pode parar... No início de setembro, será realizada a “Candeia - Mostra Internacional de Narração Artística”, com diversos espetáculos gratuitos e apresentação de artistas do Brasil e do exterior. Já em outubro, é a vez do “Caldos, Causos e Violas”. E pra fechar o ano cultural com chave de ouro, em dezembro, o público será agraciado com mais uma “Candeia”.


SOBRE O ABRAPALAVRA


Fundado em 2011 pelos artistas e pesquisadores Aline Cântia e Chicó do Céu, o Instituto AbraPalavra atua na produção de trabalhos autorais que dialogam com as pesquisas da tradição oral, narração, música, memória social, criação de grupos de narradores de histórias e atividades de formação artístico-cultural no Brasil e no exterior.


O instituto, que tornou-se Ponto de Memória em 2012 e Ponto de Cultura em 2018, tem como missão reunir vozes para registrar, contar e compartilhar histórias, a partir da força artística e emancipadora da palavra e da dimensão narrativa da memória social.


De 2019 a 2021, produziu a “Candeia - Mostra Internacional de Narração Artística”, que está em sua 4ª edição e é o unico festival de narração de Minas Gerais. Produziu também os eventos “BH Ao Pé do Ouvido”, “Era uma Voz”, “Sons da Cidade”, “Caldos, Causos e Violas”, “Seminário Oralidades”, “Contos com Vinho”, “Contos de Lá nos Cantos de Cá”, dentre outros.


Com a proposta de produzir e desenvolver projetos culturais com foco na narração artística, atualmente trabalha com quatro frentes: formação, produção cultural, criação em narração artística e pesquisa/acervos.


PROGRAMAÇÃO DO INSTITUTO ABRAPALAVRA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2021:


- 26 de agosto 17h30 - Teatro e Pandemia com Fernando Chagas, Eduardo Moreira (Galpão), Rui Madeira (CTB) e Xaquin Nuñes (Galícia)

- 26 de agosto 19h30 - AbraPalavra Convida Tâmara da Bezerra (CE/Portugal)

- 9 de setembro - AbraPalavra Convida Emilie Andrade (SP)

- 14 a 19 de setembro - Mostra Candeia

- 23 de setembro - AbraPalavra Convida Gislayne Matos (BH)

- De 27 de setembro a 27 de outubro (sempre às segundas e quartas, às 19h) - Cursos online – “A arte de narrar histórias no contexto urbano” (duração de 20 horas / 10 dias de 2 horas cada), com professores de MG, Pernambuco e São Paulo.

- 17 e 18 de outubro - Caldos, Causos e Violas

- 7 de outubro - AbraPalavra Convida Almir Mota e Julia Barros (Ceará)

- 21 de outubro - AbraPalavra Convida Josiane Geroldi (SC)

- 4 de novembro - AbraPalavra Convida Ana Luiza Lacombe (SP)

- 8 a 11 de novembro (segunda a quinta, das 19h às 22h) - Oficina “Narrativas de si: literatura e memória” (duração de 12 horas / 4 dias de 3 horas cada), com professores de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

- 15 a 17 de novembro - Elaboração de projetos culturais de fomento ao livro e à leitura (duração de 12 horas) com consultoria presencial ou online de acordo com os encaminhamentos do isolamento social (6 horas de encontros virtuais e consultoria / 3 dias de 2 horas cada)

Convidados: Fernando Chagas, Tatiane Reis, Chicó do Céu e Aline Cântia

- 18 de novembro - AbraPalavra Convida Linete Matias (AL)

- 22 a 26 de novembro - 5 Lives com profissionais que ajudem a pensar como a literatura contribui para alcançar os objetivos sustentáveis do planeta, de acordo com a Agenda Unesco 2030

- 14 a 19 de dezembro - Mostra Candeia - 2ª Edição



Email de contato: contato@abrapalavra.com

Instagram: @institutoabrapalavra / YouTube: AbraPalavra



Fonte: Instituto AbraPalavra.

Foto: Yohana Ciotti.