• Da Redação

Festa de Santa Helena já tem volta marcada



A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Culura - já definiu a data de abertura da Festa em Honra da Santa Cruz e Santa Helena. Um dos eventos culturais e religiosos de maior tradição da cidade vai de 24 de abril, domingo a 2 de maio, segunda-feira, com uma extensa programação, depois de dois anos sem ocorrer presencialmente em função da pandemia da Covid-19. E a Serra Santa Helena, como sempre, será o palco principal das comemorações.


Durante todos os dias sete-lagoanos e romeiros de outras cidades podem participar de celebrações com temas diferentes. Este ano o tema principal será "Com Santa Helena, caminhar juntos em comunhão, participação e missão". Além da estrutura para a realização de missas, reza de terço e apresentações, o alto da Serra também recebe barracas para venda de bebidas e comidas. A Prefeitura está organizando os barraqueiros, promovendo a limpeza e o preparo da estrada de acesso ao local e também de toda a área onde se concentra o público. A administração municipal ainda vai oferecer segurança e escolta para a procissão e ambulância, que ficará de plantão durante a caminhada e nos dois dias de maior concentração de pessoas. Agentes da Vigilância Sanitária também vão garantir a qualidade dos alimentos comercializados durante a festa.


De acordo com a secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Roselene Teixeira, as expectativas são as melhores possíveis. "O Conselho de Patrimônio Cultural repassou recusros do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (FUMPAC) para investimento na festa, que é um bem imaterial. Este investimento irá aumentar nosso ICMS Cultural. Já nos reunimos várias vezes com o presidente do congado para auxiliarmos no que precisassem. Estamos todos muito motivados com o retorno desta festa presencial. Se depender de nós, será um grande sucesso", comenta a secretária.


Todos os dias serão celebradas missas e, no fim de semana, a programação se intensificará. Confira abaixo a programação da edição 2022 da festa.


// PROGRAMAÇÃO


24/04 – Domingo – Abertura das Festividades 06:00h – Alvorada Festiva – Repique de sinos. 06:30h – Terço – Turma da Amizade. 07:30h – Missa presidida pelo Pe. Paulo Renato de Oliveira Modesto – Pároco de São Pedro e Capela de Santa Helena, em Sete Lagoas. Animação: Comissão Zeladora da Capela de Santa Helena e Coral Santa Helena.


25/04 – Segunda-feira 19:00h – Terço. 19:30h – Missa presidida pelo Pe. Hélio de Oliveira Filho – Pároco da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Sete Lagoas. Animação: Participação da Turma do Pedal.


26/04 – Terça-feira 19:00h – Terço. 19:30h – Missa presidida pelo Pe. Gislei Roberto Marques Teixeira – Pároco de Nossa Senhora do Carmo, em Sete Lagoas. Animação: Comunidade paroquial de Nossa Senhora do Carmo.


27/04 – Quarta-feira 19:00h – Terço. 19:30h – Missa presidida pelo Monsenhor Wilson Rodrigues da Silva – Pároco da Catedral de Santo Antônio, em Sete Lagoas. Animação: Comunidade paroquial da Catedral de Santo Antônio.


28/04 – Quinta-feira 19:00h – Terço. 19:30h – Missa presidida pelo Monsenhor Carlos Roberto Moreira dos Santos – Paróquia de São Cristóvão, em Sete Lagoas. Animação: Comunidade paroquial de São Cristóvão.


29/04 – Sexta-feira 19:00h – Terço. 19:30h – Missa presidida pelo Pe. Wiliam Avelar – Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas. Animação: Comunidade paroquial de Nossa Senhora das Graças.


30/04 – Sábado 18:00h – Manifestação Religiosa e Cultural das Guardas de Congo e Moçambique com a bandeira de Santa Helena rumo à Capela de Santa Helena, saindo da Paróquia Santa Luzia. 18:30h – Terço. 19:00h – Missa presidida pelo Pe. Paulo Renato de Oliveira Modesto – Pároco de São Pedro e Capela de Santa Helena, em Sete Lagoas. Animação: Comunidade Paroquial de São Pedro. Alferes da Bandeira: Eulale Martins e irmãos.


01/05 – Domingo 06:00h – Alvorada Festiva – Repique de sinos. 06:30h – Terço – Grupo Luz Divina. 07:30h – Missa presidida pelo Pe. Paulo Renato de Oliveira Modesto – Pároco de São Pedro e Capela de Santa Helena, em Sete Lagoas. Animação: ASFRA/Ailton. 10:30h – Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano de Sete Lagoas – Dom Francisco Cota de Oliveira. Animação: Comissão Zeladora da Capela de Santa Helena e Ministério de Música Discípulos. Após a missa, procissão de Santa Helena no alto da Serra. Na chegada, Coroação de Santa Helena. 15:00h – Momento de Oração (ASFRA).


02/05 – Segunda-feira (Encerramento) 19:00h – Terço dos Homens. 19:30h – Missa presidida pelo Pe. Fábio Francisco de Lima Júnior – Pároco de São Francisco, em Sete Lagoas.


Animação: Comunidade Paroquial de São Pedro.



Fonte: Prefeitura Municipal de Sete Lagoas.

Imagem: Divulgação.