• Da Redação

Exposição Virtual Em Nome das Rosas, de Eugênia França



Até o dia 13 de junho, o BDMG Cultural realiza a exposição Em Nome Das Rosas, da artista plástica mineira Eugênia França, na plataforma virtual www.mostrasbdmg.org. Com cerca de 150 obras realizadas entre 2018 e o começo de 2021, a mostra visibiliza a questão da condição feminina frente à violência doméstica.

O título da exposição Em Nome das Rosas aponta para a dimensão contraditória de várias histórias, as quais não se resumem à dor, são, muitas vezes, histórias de amor, de superação, de empoderamento. As obra são pintadas em técnica acrílica sobre lonas de caminhão e mostram, em um segundo plano, as marcas do longo uso do tecido, muitas vezes remendadas, que são como as cicatrizes que marcam as experiências de cada uma das mulheres retratadas.


// Assista ao teaser da exposição



Esta é a segunda vez que a mostra pode ser conferida virtualmente pelo público. Entre abril e julho de 2020, a série de obras de Eugênia França foi apresentada em parceria do BDMG Cultural com o BDMG Plural – programa com o objetivo de atuar, construir, implementar e gerenciar ações que visem estimular práticas e ações de valorização da diversidade e equidade no âmbito do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG, junto aos dados de aumento exponencial de violência contra a mulher durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.


// Sobre a artista


Nascida em Patos de Minas (MG), Eugênia França é graduada em Artes Plásticas pela Escola Guignard – UEMG e Serviço Social pela PUC MG. Teve exposições individuais em espaços como o MAM Resende – RJ (2019), MAB – Museu de Arte de Blumenau, SC (2018), MARCO – Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul, Campo Grande – MS (2017) e Pinacoteca de Maceió – AL (2017). Além de mostras coletivas em Brasília (2019), Toronto (2017) e Belo Horizonte (2013). Fez residência artística na Arts Unfold em Toronto, Canadá (2017). É autora do livro Nós Outros e Eu Mesma: Transformar o barro em cerâmica expressiva para refletir sobre as relações humanas na sociedade contemporânea (2016).

// Ciclo de Mostras 19/20

A exposição Em Nome das Rosas, de Eugênia França, foi selecionada para o Ciclo de Mostras BDMG Cultural em 2019 e somente agora, no segundo trimestre de 2021, por conta da pandemia, chega virtualmente ao público do BDMG Cultural. Já passaram pelo Ciclo de Mostras 19/20, com exposições na Galeria de Arte, os artistas Alexandre Júnior, Froiid, Felipe Chimicatti e Lamounier Lucas e Esther Az.





Fonte: BDMG Cultural .

Imagens: Divulgação.

Foto: Miguel Aun.