• Da Redação

Últimos dias de inscrições para o Curso Técnico em Conservação e Restauro da FAOP

O processo seletivo Curso Técnico em Conservação e Restauro, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), está aberto até sexta-feira (30/7). As inscrições podem ser realizadas exclusivamente através do preenchimento do formulário disponível no site da fundação(www.faop.mg.gov.br).


Serão 32 vagas ofertadas, sendo 16 para o turno da manhã e 16 para o turno da noite. Vale ressaltar que 50% das vagas por turno são reservadas aos alunos oriundos de escola pública. O processo seletivo tem caráter classificatório, e será realizado a partir de uma análise de histórico escolar, especificamente das notas obtidas no último ano cursado no Ensino Médio pelo(a) candidato(a), nas disciplinas Língua Portuguesa (ou Português), Química, História e Biologia.


Poderão se candidatar ao curso pessoas que estejam cursando, no mínimo, o 2º (segundo) ano do Ensino Médio, na forma concomitante, ou que já tenham concluído o ensino médio, na forma subsequente. Até dois dias úteis após o preenchimento do formulário, o inscrito receberá em seu email o Documento de Arrecadação Estadual – DAE, para recolhimento do valor.


A taxa de inscrição no processo seletivo é de R$60,00. O pagamento poderá ser realizado com o prazo de um dia útil, com exceção das inscrições solicitadas no dia 30/07/2021, que terão a data de vencimento no mesmo dia. Após o pagamento das inscrições, os candidatos deverão inserir, até o dia 01/08/2021 (domingo), alguns documentos comprobatórios, através do Formulário de Análise de Documentação para Classificação, também disponibilizado no site. São eles: Comprovante do pagamento da Taxa de Inscrição (DAE); Documento de Identidade válido com foto (frente e verso); Cadastro de Pessoa Física (CPF); Histórico Escolar do Ensino Médio ou documento equivalente para comprovação de notas e desempenho. O edital completo está disponível em www.faop.mg.gov.br.


Sobre o curso O Curso Técnico em Conservação e Restauro da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade| FAOP é reconhecido pelo MEC e teve início com o restaurador Jair Afonso Inácio, na década de 1970. O curso, considerado a primeira experiência na formação de profissionais de restauro de forma regular no Brasil, forma profissionais técnicos capacitados para análise, diagnóstico e intervenção em questões de conservação e restauração de bens culturais móveis, nas áreas de papel, escultura policromada e pintura de cavalete. Realizado na modalidade Ensino Presencial, o curso conta com aulas teóricas e práticas e matriz curricular distribuída em cinco módulos semestrais. Durante o período da pandemia do Coronavírus, as aulas do Curso Técnico em Conservação e Restauro estão sendo oferecidas de forma remota como estratégia excepcional, orientada pelas normativas educacionais do estado de Minas Gerais, de acordo com o Regime Especial de Atividades Não Presenciais - REANP.


Serão oferecidas bolsas parciais e integrais O curso tem mensalidade no valor de R$360,00. O (a) aluno (a) aprovado poderá solicitar Bolsa de Estudo conforme às condições previstas no Regimento Interno da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade. A Bolsa de Estudo será oferecida em duas modalidades, integral (100%) ou parcial (50%) e serão definidas com base na renda familiar mensal per capita. Mais informações podem ser consultadas no edital ou na Portaria 14/2019 FAOP, publicada na Imprensa Oficial de Minas Gerais O resultado do processo seletivo vai ser divulgado dia 23/08 (segunda-feira) pela Imprensa Oficial de Minas Gerais (www.jornalminasgerais.mg.gov.br) e no site da FAOP (www.faop.mg.gov.br).


SERVIÇO


Curso Técnico em Conservação e Restauro FAOP

Público: Interessados que estejam cursando, no mínimo, o 2º (segundo) ano do Ensino Médio, na forma concomitante, ou que já tenham concluído o ensino médio, na forma subsequente.

Período de inscrições: 14 a 30 de julho de 2021

Prazo de envio de documentos comprobatórios: 01 de agosto de 2021

Início das aulas: 01 de setembro de 2021

Total de vagas: 32 vagas distribuídas em 16 para o turno da manhã e 16 para o turno da noite

Informações sobre os cursos: nucleorestauracao@faop.mg.gov





Fonte: Secult.

Imagem: Divulgação.